Vai pegar a estrada? Veja dicas de cuidados com o carro para não estragar a viagem! - Royal FIC

vai-pegar-a-estrada-veja-dicas-de-cuidados-com-o-carro-para-nao-estragar-a-viagem

Vai pegar a estrada? Veja dicas de cuidados com o carro para não estragar a viagem!

26 janeiro de 2018

Se você celebrou os feriados em 2017, aguarde. O ano de 2018 terá mais possibilidades. Como a maior parte das datas comemorativas cairá no final ou no início da semana, dos 13 feriados nacionais deste ano, dez poderão ser emendados – lembrando que essa é uma decisão individual de cada empresa, previamente acordada com os colaboradores.

Com tantas oportunidades pela frente, uma boa pedida é planejar algumas viagens de carro com a família. Para evitar problemas, listamos alguns itens que podem ser checados pelo próprio motorista no posto de combustível perto de casa.

Veja, abaixo, o que revisar antes de cair na estrada.

Óleo e filtro

Verifique o nível de óleo e o prazo de validade. Se estiver vencido, troque por um lubrificante com as especificações recomendadas pela montadora. Observe também o filtro de óleo.

Água

É imprescindível checar o nível de água antes de uma viagem. Complete sempre com o motor frio até a linha de marcação de “Máximo”. Aproveite para verificar o reservatório do limpador de para-brisa e testar o sistema para ter certeza de que a água atinge o vidro diretamente. Se estiver desregulado, utilize uma agulha para acertar a direção do jato.

Pneus?

Os pneus merecem atenção especial, principalmente nos meses mais chuvosos, uma vez que pneus gastos aumentam consideravelmente o risco de acidentes. Existe uma marca, no próprio pneu, chamada indicador de desgaste: o TWI. Quando uma das partes mais próximas dessa marca alcança o nível do TWI, está na hora de trocar o pneu. Lembre-se ainda de calibrar os pneus com a pressão recomendada pelo fabricante, de acordo com o número de pessoas e a quantidade de bagagem. A recomendação vale também para o estepe, afinal, ele é fundamental numa emergência.

Luzes

Os piscas, luzes de freio, ré, alerta, além da iluminação traseira e os faróis precisam ser testados para verificar o correto funcionamento e a direção do facho.

Freio de mão

Se, ao puxar o freio de mão, ele estalar de duas a três vezes e o carro ficar completamente estático, é porque está tudo bem. Mas se, mesmo após os três estalos, o carro não ficar “preso”, o ideal é procurar um mecânico.

Palhetas

Observe se a borracha das palhetas do limpador de para-brisa está ressecada ou danificada. Uma palheta desgastada pode deixar o condutor na mão, ainda mais no verão, época de chuvas fortes.

Equipamentos de segurança

Macaco, triângulo de sinalização, chave de roda e extintor de incêndio, além de exigidos por lei, são itens fundamentais em caso de imprevistos e podem salvar vidas!

Combustível

Pode parecer básico, mas encher o tanque antes de sair de casa e planejar os pontos de reabastecimento são itens que devem ser observados pelos motoristas. Afinal, ficar no meio da estrada por causa de uma pane seca, além do transtorno, pode significar uma infração média, com perda de quatro pontos na carteira de habilitação, remoção do veículo e multa no valor de R$ 85,13. Por isso, abasteça em um posto de confiança e escolha sempre combustível de qualidade, com análise adequada e certificado de procedência. Mesmo os postos chamados de bandeira branca são obrigados a informar na bomba a origem do combustível. Fique ligado!