Tem como deixar o ar-condicionado do carro mais eficiente? Confira! - Royal FIC

tem-como-deixar-o-ar-condicionado-do-carro-mais-eficiente-confira

Tem como deixar o ar-condicionado do carro mais eficiente? Confira!

22 fevereiro de 2019

Nesses dias quentes de verão, por vezes, você não tem impressão de que a temperatura do seu carro, mesmo com ar-condicionado, continua elevada? Você pode estar usando o ar-condicionado de maneira incorreta e não aproveitando de toda a sua eficiência.

Não existem segredos milagrosos ou soluções mirabolantes. A melhor maneira de fazer seu ar-condicionado render é nunca deixar de fazer uma manutenção no equipamento e procurar usá-lo corretamente. É muito importante tomar os cuidados necessários. Isso vai evitar que o equipamento pare de funcionar e deixe você na mão. Afinal, a temperatura interna do carro exposto ao sol é de 70°. Muito quente, não é? Quer fugir disso? Então, vamos lá aprender algumas dicas para deixar seu ar-condicionado ainda melhor! Confira!

Trocar o filtro

Um dos itens importantes que garantem o bom funcionamento do ar-condicionado é o filtro de pólen. Por isso, fique atento ao período de troca e manutenção. O prazo é sempre especificado pelo fabricante. No entanto, se você transita com o carro em estradas de terra e o deixa muito exposto à poeira, esse intervalo pode diminuir.

Ar-condicionado ligado só com as janelas fechadas!

Utilizar o ar-condicionado com as janelas abertas torna o aparelho menos eficiente. Isso não impede que você possa abrir as janelas antes de ligar o ar, pois boa parte do calor é “expulso” da cabine, deixando a temperatura dela equalizada com a do ambiente.

Cuidados com a recirculação!

Utilizar a recirculação, dispositivo que fecha as entradas e saídas do sistema, faz com que o ar fique circulando somente dentro do veículo. É indicado acionar esse botão quando o carro passa por locais com muita poeira ou fumaça. No entanto, deixar esse botão acionado por muito tempo pode comprometer o filtro. Além disso, cuidado com a saúde. Interromper a entrada do ar externo pode causar sonolência! Isso acontece porque, com tudo fechado, circula apenas o ar interno e os passageiros gastam todo o oxigênio e liberam só o gás carbônico. Esse gás em altas concentrações provoca vontade de dormir e é nocivo à saúde.

Ligue o ar-condicionado no frio também!

Mesmo no inverno, é importante que você ligue o ar-condicionado pelo menos uma vez por semana. Isso irá fazer com que o gás e o óleo circulem, lubrificando o sistema e evitando o ressecamento das peças. Dez minutos já são suficientes.

Vedação das portas e correias!

Se a vedação das portas estiver com as borrachas gastas, isso pode comprometer e sobrecarregar o funcionamento do ar-condicionado. É muito importante também verificar o estado das correias, chamadas de Poly-V, que, conectadas ao motor, acionam o compressor do equipamento. É recomendado trocar a correia a cada 60 mil km. Uma correia danificada e rompida vai comprometer o funcionamento não só da climatização, mas também do alternador, da direção hidráulica e da bomba d'água.

Prestou atenção nas dicas? Como dissemos no início, não existem milagres. Porém, simples procedimentos que você pode aplicar no dia a dia irão fazer com que você passe menos calor e dê vida longa ao seu ar-condicionado. Afinal, trocar o sistema também não é nada barato.