Se abastecer o carro à noite, vou ter mais economia? - Royal FIC

Se abastecer o carro à noite, vou ter mais economia?

06 dezembro de 2019

O preço dos combustíveis oscila demais e quanto mais pudermos economizar, melhor, não é? Por vezes, estamos imersos em cálculos dos mais diversos, desde o aumento de impostos até a escolha do combustível mais econômico: álcool ou gasolina. Mas saiba que há um fator que pode influenciar também e você talvez nunca tenha imaginado: a temperatura. O calor ou frio podem interferir bastante no valor que você vai pagar. Por isso, antes de abastecer, experimente olhar a posição do sol. Se abastecer o carro à noite, você pode ter uma economia significativa. Quer saber por quê?

Mais calor, mais expansão!

Combustíveis como etanol e gasolina são compostos líquidos que podem ter seu volume alterado de acordo com os efeitos da mudança de temperatura. Isso é o que chamamos de expansão ou contração térmica. A gasolina, por exemplo, costuma apresentar expansão térmica mais alta se comparada a outros líquidos. Por isso, se você optar por abastecer o carro quando o dia estiver muito quente, estará comprando menos líquido (gasolina) do que compraria se a temperatura estivesse mais baixa.

O que ocorre é que o calor provoca expansão do combustível líquido, fazendo com que evapore.

Perda pode chegar a 4 ml para cada 50 litros abastecidos

Um estudo realizado pela Universidade Federal de Campina Grande mostra que a perda de gasolina quando os veículos são abastecidos em temperaturas muito altas pode chegar a 4 ml para cada 50 litros colocados no tanque. O estudo afirma que, para quem tem um ou dois veículos, a perda é pequena. Porém, em casos de empresas ou locadoras que possuem frotas mais numerosas, o prejuízo é bem considerável.

Mas, então, qual o melhor horário para abastecer?

O mesmo estudo da Universidade Federal de Campina Grande sugere que para evitar a perda de gasolina, o melhor horário para abastecer seu carro é à noite, entre 19h e 7h, quando a temperatura está mais amena e abaixo dos 30 graus.

Gostou das dicas? Agora, é se programar e pensar duas vezes antes de abastecer ao meio-dia ou quando o sol estiver a pino.