Royal FIC implementa procedimentos internos de prevenção de acidentes - Royal FIC

royal-fic-implementa-procedimentos-internos-de-prevencao-de-acidentes

Royal FIC implementa procedimentos internos de prevenção de acidentes

13 maio de 2019

A Royal FIC preza muito pela agilidade na entrega de combustíveis aos seus clientes. E essa agilidade vem sempre acompanhada de segurança. Seguindo esses princípios, em 2019, além de aderir à campanha “Maio Amarelo”, a empresa está implementando três procedimentos internos para a prevenção de acidentes mais efetiva: o Manual de Jornada do Motorista; o teste de bafômetro e os exames toxicológicos.

A implantação dos procedimentos está sendo amplamente divulgada por meio de mídia off-line e on-line para os públicos interno e externo. Além disso, os tanques das bases de distribuição de Paulínia-SP e Betim-MG serão iluminados durante todo o mês de maio com luzes amarelas em alusão à campanha Maio Amarelo 2019 – “No trânsito, o sentido é a vida”.

Testes de bafômetro e exames toxicológicos? Como serão aplicados?

Os dois procedimentos – testes de bafômetro e exames toxicológicos – são obrigatórios, amparados por lei e irão atender à política interna de prevenção de acidentes da Royal FIC. Os testes com a utilização de etilômetros, popularmente chamados de bafômetros, serão aplicados diariamente com todos os motoristas e com os operadores das bases próprias de distribuição – Paulínia, Campo Grande, Betim e Cuiabá. Motoristas passarão pelos testes de bafômetro em todas as viagens realizadas, ou seja, nas saídas e chegadas nas bases onde atuam. Já nas áreas administrativas, os testes também serão realizados, mas, nesse caso, apenas com os colaboradores que utilizarem os veículos corporativos.

Tanto nas bases quanto nas áreas administrativas e no corporativo, uma equipe da própria empresa será treinada para realizar os testes, sempre com muita responsabilidade e profissionalismo. De acordo com a política interna de prevenção de acidentes, a tolerância será zero para ingestão de álcool.

Já os exames toxicológicos serão realizados semestralmente, apenas com os motoristas da frota própria da Royal FIC. Os exames serão feitos por uma empresa especializada e os motoristas terão que se dirigir ao laboratório mais próximo das bases em que atuam para realizar o procedimento. Posteriormente, os laudos com os resultados serão encaminhados ao Setor de Recursos Humanos para análise e tomada das providências cabíveis, de acordo com a política interna de prevenção de acidentes.

Manual de Jornada do Motorista: mais bem-estar e segurança

O Manual de Jornada do Motorista terá por objetivo trazer um ganho de bem-estar e saúde aos motoristas, que transportam diariamente cargas perigosas e inflamáveis. Por isso, é essencial que possam dirigir descansados e respeitando as leis de trânsito. Com isso, um reflexo direto será a garantia de mais segurança nas estradas. O manual será distribuído a todos os motoristas das bases próprias e é um guia completo composto de normas, leis de trânsito e regras de jornadas corretas a serem cumpridas, como, por exemplo, a quantidade de horas permitidas ao volante, a necessidade de paradas para descanso, o limite de horas extras, etc.

O que é o Maio Amarelo?

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O objetivo é colocar o tema trânsito em pauta para a sociedade e estimular a participação da população, de empresas, governos e entidades.

O mês de maio é um período emblemático para o trânsito. Isso porque no dia 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Por isso, o mês tornou-se referência mundial para a realização de ações de conscientização sobre segurança no trânsito. A cor amarela foi escolhida para ilustrar o movimento, pois simboliza atenção e também sinalização e advertência no trânsito.

Para este ano, sexta edição do Maio Amarelo, o tema é “No trânsito, o sentido é a vida”, aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e recomendado na Resolução n. 771, de 28 de Fevereiro de 2019.