Qual vale mais a pena: gasolina ou etanol? Aprenda a fazer a conta para economizar - Royal FIC

Qual vale mais a pena: gasolina ou etanol? Aprenda a fazer a conta para economizar

15 junho de 2018

Com a alta nos combustíveis, o consumidor precisa ficar muito mais atento na hora de abastecer. Para saber se é mais vantajoso usar gasolina ou etanol, todo motorista já ouviu falar que é preciso fazer alguns cálculos. Mas por que isso?

É que embora o preço do álcool seja sempre menor do que o da gasolina, o motorista tem que levar em conta que ele rende menos. Isso ocorre porque o álcool tem um poder calorífico menor do que o da gasolina. Funciona assim: quando o álcool explode dentro do cilindro, ele gera menos energia; então, para termos o mesmo nível de energia da gasolina, será preciso queimar mais álcool.

A quantia exata varia de acordo com a calibragem do motor, mas o cálculo padrão diz que um litro de etanol gera, em média, 70% da energia que a mesma quantidade de gasolina.

Para você entender de vez a questão, aqui vai um exemplo. Se um carro percorre 10 km na estrada, abastecido com gasolina, o mesmo carro só conseguirá andar 7 km quando o combustível escolhido for o álcool. Por isso, vale a máxima de que só vale a pena abastecer com etanol quando o preço do produto for inferior a 70% do preço da gasolina.

MAS COMO FAZER ESSA CONTA?

Uma dica é dividir o valor do litro do etanol pelo valor do litro da gasolina. Toda vez que o resultado for 0,7 ou menor do que isso, pode abastecer com etanol que você vai estar economizando.

Se preferir, multiplique o valor do litro da gasolina no posto de combustível por 0,7. Se o resultado for maior do que o preço do litro do etanol, pode escolher o derivado da cana-de-açúcar. Quando o resultado for menor, encha o tanque com gasolina.

É claro que esse é um cálculo básico e há outras variáveis. É preciso avaliar o desempenho do motor com etanol, já que o rendimento pode variar de um modelo para outro. O mesmo vale para quem deseja obter o máximo desempenho de um carro flex ou para quem vai viajar e quer autonomia, afinal, com a gasolina você roda mais quilômetros com um tanque, parando menos vezes para abastecer.

E tenha sempre em mente que o mais importante é a qualidade do combustível. Abasteça sempre num posto de confiança. Lembre-se de que todos os postos, mesmo os chamados bandeira branca (sem distribuidora exclusiva), devem informar em cada bomba qual a distribuidora responsável pelo fornecimento do combustível.

A Royal FIC tem mais de 20 anos no mercado e uma trajetória marcada pela busca na excelência dos processos, nos produtos e nos serviços prestados. São mais de duas décadas levando combustível de qualidade aos mais diversos negócios do Brasil.

FIC abastecido. FIC tranquilo. FIC com a gente.





×

Olá, bem vindo(a) à Royal FIC. Como podemos te ajudar?

Clique e fale conosco via whats app

× Como posso te ajudar?