Qual farol devo usar para dirigir na neblina? - Royal FIC

Qual farol devo usar para dirigir na neblina?

19 julho de 2019

A primeira regra e a mais básica é: jamais use o farol alto ao dirigir na neblina. Em dias mais frios, é comum a maior formação de nevoeiros. Por isso, é bom ficar atento e utilizar, nesse caso, o farol baixo. Isso porque o facho de luz que ele emite chega rapidamente ao asfalto sem se dispersar pela neblina e ilumina bem mais o trecho à frente. Se você usar o farol alto, a luz dele vai bater nos flocos de água e a neblina vai ficar ainda mais espessa, parecendo uma imensa parede branca. Se for pra ter mais segurança, o mais recomendado mesmo é usar o farol de neblina, caso seu carro possua um. Além disso, junto com ele, não deixe de acionar a lanterna de neblina traseira. Usar o farol de neblina traseiro é muito importante, pois torna seu carro visível para os motoristas que vêm atrás, evitando acidentes.

Dirigir na neblina com farol alto dá multa?

Ao dirigir na neblina, é importante que os faróis estejam em boas condições e que você utilize o dispositivo que é recomendado: o farol baixo. Ao não utilizar a luz baixa na neblina, você poderá colocar sua segurança em risco e ter um prejuízo para o bolso. Isso porque não manter a luz baixa no nevoeiro dá multa de R$ 130,16 (infração média) mais quatro pontos na CNH. Se o farol estiver quebrado ou queimado, a multa será ainda maior: R$ 195,23 (infração grave) mais cinco pontos na carteira.

Outros cuidados a serem tomados na neblina

Além dos faróis corretos, há outros cuidados importantes no caso de neblina. Se o nevoeiro for muito espesso na estrada, o mais recomendado é parar o veículo. Porém, nunca pare no acostamento ou diminua a velocidade ligando o pisca-alerta. Isso fará com que o motorista que vem atrás ache que o carro está parado, fazendo movimentos bruscos e causando um acidente. Outro ponto importante é a manutenção. Antes de viajar, verifique o estado de conservação dos faróis, pneus e, principalmente, do limpador de para-brisa.

E mais! Um problema que você pode enfrentar ao dirigir na neblina é os vidros ficarem embaçados. Por isso, é indicado ligar o ventilador colocando as saídas de ar voltadas para o vidro. O ar-condicionado é mais eficaz ainda para ajustar o fluxo de ar e desembaçar os vidros.