Qual é o prazo de validade dos combustíveis? - Royal FIC

Qual é o prazo de validade dos combustíveis?

30 agosto de 2019

Como todo e qualquer produto que você pode comprar em um supermercado, os combustíveis também têm prazo de validade. Por isso, quando você for aos postos para abastecer, é bom ficar atento. Não há como ser taxativo e absoluto ao prever o tempo de validade, pois existem vários fatores que podem influenciar, como, por exemplo, o local onde o combustível é armazenado, as condições climáticas, a conservação do tanque e a maneira como o combustível foi refinado. Fazendo um cálculo e considerando-se esses fatores, é possível ter uma média do prazo de validade. Além disso, preste atenção no tempo que o combustível fica no tanque do seu carro. Caso a gasolina esteja há muito tempo no tanque, ela pode ficar “velha” e causar problemas na ignição, dentre outras falhas no motor.

Como saber se o combustível no posto está vencido?

Nos postos revendedores, se bem estocados, os combustíveis podem durar até seis meses nos reservatórios e tanques. Mas o que é feito para verificar esse prazo? Há um teste especificado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) chamado de “período de indução”. Uma amostra de gasolina é coletada e deverá resistir à indução de oxigênio, em laboratório, pelo mínimo de 360 minutos. Na prática, o teste considera que cada 60 minutos equivalem, na verdade, a um mês de estoque dos produtos nos reservatórios, em condições adequadas de armazenamento e protegidos da luz e do calor.

E no carro? Qual o prazo de validade?

É recomendado que o combustível não fique no tanque por mais de dois a três meses. Em carros mais novos, esse prazo varia, por conta das condições do reservatório. Mas por que após esse tempo o combustível fica “velho”? O que acontece é que o combustível armazenado no tanque do carro fica mais exposto ao calor e ao oxigênio. Portanto, quando o motor não utiliza o combustível, ele volta quente para o tanque e logo encontra o oxigênio do reservatório.

Combustível "velho" prejudica o motor?

Se o combustível no tanque estiver fora do prazo de validade, você poderá ter problemas com o funcionamento do motor e dificuldade para dar a partida. Quando a gasolina oxida e envelhece, ela fica mais densa. Com isso, depósitos de goma são formados no tanque, nas tubulações, nos injetores e nos carburadores. Isso dificulta a partida do motor e provoca "engasgos" no funcionamento, o que pode aumentar o consumo do veículo.

Gasolina aditivada dura mais?

A gasolina aditivada pode durar até dois meses a mais do que a gasolina comum. Isso porque ela possui redutores de oxidação, que é a reação dos combustíveis ao oxigênio. Nos carros, a gasolina aditivada pode durar até 10 meses. Isso porque os agentes antioxidantes são altamente estáveis.

Se você é um motorista que costuma deixar o carro muito parado, opte pelo uso da aditivada. Vai valer bem mais a pena.