Qual combustível compensa mais? Álcool ou Gasolina? - Royal FIC

Qual combustível compensa mais? Álcool ou Gasolina?

15 julho de 2019

Essa pergunta não possui uma resposta absoluta! Em tempos de oscilações constantes no preço dos combustíveis, fica complicado decidir qual é a melhor opção. Se compararmos levando em conta a questão financeira, o combustível que mais compensa é o etanol, que possui valor sempre mais baixo do que o da gasolina. O que ocorre é com relação a rendimento e desempenho. A gasolina costuma oferecer uma melhor autonomia e eficiência. Já o etanol é mais barato, porém ele rende menos. Isso quer dizer que você terá que voltar ao posto antes para reabastecer.

Portanto, é preciso avaliar as diferenças, os prós e contras de cada um desses combustíveis antes de abastecer. Aliás, se você estiver lendo este texto para se informar das dicas, é importante lembrar: é preciso que você tenha um carro flex para poder optar por álcool ou gasolina. Certo?

Qual deles é melhor para o bolso?

A gasolina é um combustível bem mais caro que o álcool. Aliás, o preço desse combustível está sempre nas alturas, o que leva muitos de nós a optar pelo álcool. No entanto, a vantagem é que a gasolina dá mais autonomia ao carro com o tanque cheio, principalmente se você precisa percorrer longas distâncias e não tem tempo para voltar ao posto abastecer. Com o etanol, você pagará menos, mas vai ter que parar mais vezes para abastecer. Isso pode ser ruim, principalmente se você precisar fazer uma viagem longa e estiver com pouco tempo.

Ainda está com dúvida? Então aplique uma regra que é básica: só irá compensar abastecer com álcool se o seu preço for até 70% do valor da gasolina. Para solucionar o problema, basta fazer uma conta: divida o valor do litro do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for menor que 0,7, aí vai compensar colocar álcool. Se for maior, escolha a gasolina. Agora, se você não estiver com vontade de fazer contas, acesse esta calculadora on-linee descubra qual combustível compensa mais.

Além dessa ferramenta, se você quiser o resultado na palma da mão, há aplicativos disponíveis para celular, no Apple Store (Apple) e no Play Store (Android) que irão facilitar muito na hora do cálculo. O app BrasilFLEX 2.0, por exemplo, além de fazer o cálculo dos 70%, também organiza os outros gastos do seu veículo.

Qual polui menos?

A escolha de um combustível não envolve apenas desempenho e custo financeiro. Se você valoriza suas atitudes com relação ao meio ambiente, é preciso avaliar qual polui menos, o álcool ou gasolina, não é?

O etanol é considerado um combustível menos poluente, já que ele é obtido de matérias-primas renováveis, como a cana-de-açúcar, o milho, a beterraba, etc. A vantagem é que o etanol é um biocombustível e não deriva do petróleo como a gasolina, combustível fóssil e um recurso não renovável. Portanto, é uma ótima solução: sustentável e que não corre o risco de acabar.

Além disso, na combustão da gasolina são liberados gases como dióxido de carbono e monóxido de carbono, altamente nocivos à saúde e que contribuem para o aumento do efeito estufa e o aquecimento global.