O primeiro poço de petróleo do mundo - Royal FIC

primeiro-poco-de-petroleo-do-mundo

O primeiro poço de petróleo do mundo

03 março de 2017

Que o petróleo é uma matéria-prima fundamental para girar a máquina da economia mundial, todo mundo provavelmente já sabe. Este hidrocarboneto natural é produzido em nosso planeta há milhões de anos e utilizado em setores importantes como o automobilístico e de combustíveis, por exemplo.

Para se ter uma noção, as jazidas de petróleo mais recentes do planeta têm cerca de nada menos que incríveis 10 milhões de anos, e as mais antigas chegam a, pasmem, 400 milhões de anos.

Mas, afinal, quando foi perfurado o primeiro poço de petróleo do mundo?

Registros históricos afirmam que o primeiro poço de petróleo do mundo foi perfurado no estado americano da Pensilvânia, em meados do século 19, mais especificamente em 27 de Agosto de 1859.

O procedimento foi realizado com um equipamento parecido com um bate-estaca. O responsável por este evento histórico foi o coronel Edwin L. Drake. Ele conseguiu extrair 19 barris por dia de sua torre de petróleo a uma profundidade de 23 metros, aproximadamente.

Na época, o petróleo era utilizado como combustível para as lamparinas a óleo, e pouco mais tarde passou a ser destilado para fazer querosene. Foi o começo da famosa febre do ouro negro, quando a descoberta de novas jazidas faria surgir cidades no meio do deserto nos Estados Unidos.

E NO BRASIL, QUANDO COMEÇOU?

O poço pioneiro no Brasil foi perfurado em 21 de janeiro de 1939 e estava localizado a oito quilômetros sul do antigo centro de Salvador, atual bairro do Lobato. O poço DNPM-163 foi descoberto por Oscar Cordeiro e Manoel Inácio Bastos. Desde então, o petróleo brasileiro virou motivo de muita polêmica.

Em 1946 foi lançada a campanha "O Petróleo é Nosso", que tentava impedir um projeto que tramitava no Congresso Nacional e cuja proposta era a de entregar o subsolo brasileiro a empresas estrangeiras para que pudessem pesquisar a existência de petróleo. Caso fosse encontrado, a extração seria permitida mediante pagamento de royalty. Assim, poderiam exportar e, eventualmente, vender os derivados do petróleo no Brasil. A campanha foi encabeçada por um grupo formado por militares e militantes do Partido Comunista Brasileiro, que defendia o petróleo como fator de desenvolvimento.

Fonte: Site de Curiosidades e UOL