Polir, encerar ou cristalizar? Veja o que é melhor para a lataria do seu carro - Royal FIC

Polir, encerar ou cristalizar? Veja o que é melhor para a lataria do seu carro

06 abril de 2018

São muitos os inimigos da lataria do veículo. A maresia, o sol, as mudanças climáticas bruscas, com ventanias e chuvas de granizo, os resíduos de obras em construção, como cimento, tinta e poeira e até a sujeira de pássaros e os respingos de combustível podem corroer ou manchar a pintura do seu carro. Para recuperar o brilho da lataria e deixar a pintura impecável, as opções são enceramento, polimento ou cristalização. Mas qual a melhor opção?

Os três serviços têm o objetivo de retirar manchas, riscos, proteger e recuperar o brilho da pintura, mas cada um deles tem o momento certo para ser utilizado. Para tomar a decisão correta, é preciso observar, junto com um especialista, o estado da pintura e a durabilidade da proteção.

Enceramento

O enceramento é indicado para todos os veículos, principalmente os novos, seminovos e repintados. A cera elimina os riscos e as manchas menores e é um jeito barato de proteger a pintura, principalmente contra os raios UV do sol, medida importante para quem deixa o carro boa parte do dia ao ar livre. Uma cera de qualidade pode estender a proteção por até um ano. E uma dica: verifique se o profissional protege os frisos e para-choques, porque essas partes não devem receber o produto.

Polimento

Se a pintura do seu carro está manchada ou queimada de sol, apresenta riscos de pequenas profundidades ou manchas de dejetos de pássaros, o polimento é uma ótima solução para deixá-la novinha em folha. O método é realizado com uma massa abrasiva e politrizes em alto número de rotações. Em alguns casos, até uma lixa d’água fina é usada para retirar as substâncias impregnadas no verniz.

Mas, ao contrário da cera, o serviço requer cuidado e conhecimento com a politriz. É que a abrasão é grande e se o profissional que for aplicar o produto não tiver experiência com a máquina, pode remover o verniz e a tinta, deixando aparente o fundo branco da lataria. O risco é maior em veículos com tonalidades escuras como preto, azul-marinho, marrom e chumbo.

O polimento oferece excelentes resultados, mas deve ser usado com moderação. Os especialistas recomendam, no máximo, três polimentos durante toda a vida útil do carro para garantir a integridade do verniz da pintura.

Cristalização

Novidade no mercado automotivo nos últimos anos, a cristalização ou espelhamento tem o objetivo de garantir maior durabilidade ao verniz original da pintura do veículo, além de realçar o brilho. Consiste na aplicação de uma resina protetora, semelhante à cera, mas com maior eficiência na proteção contra pequenas agressões externas.

O procedimento é indicado para carros com alguns anos de uso, apesar de algumas concessionárias oferecerem o serviço para veículos zero-quilômetro. Como a cristalização não oferece nenhum dano ou risco ao automóvel, é possível fazê-la sempre que o proprietário quiser dar um “up” no veículo.

Agora que você já conhece as opções para renovar e deixar o seu carro mais bonito, uma última dica: verifique sempre o resultado em outros carros antes de tomar a decisão e nunca deixe o carro sujo, porque a poeira excessiva deteriora a pintura. Fica a dica!