Pastilhas de freio: qual a hora certa para trocar? Confira! - Royal FIC

pastilhas-de-freio-qual-a-hora-certa-para-trocar-confira

Pastilhas de freio: qual a hora certa para trocar? Confira!

05 abril de 2019

Imagine você saindo do trabalho com seu carro e, de repente, começa aquela chuva forte. Aí, bruscamente você precisa parar no cruzamento e percebe que o pedal está chocho! Se isso acontecer, fique muito atento. Isso pode ser um sinal de que é hora de trocar as pastilhas de freio, acessórios que garantem sua segurança. As pastilhas fazem parte dos sistemas de freio a disco e ficam atrás das rodas do carro. São peças pequenas, acionadas por meio do atrito com o rotor e responsáveis por diminuir a velocidade do disco, fazendo as rodas pararem. Existem três tipos: orgânicas, cerâmicas e metálicas.

Vida útil: 10 mil km?

A vida útil das pastilhas de freio pode variar muito. Isso depende do carro que você possui. O mais recomendado é consultar o Manual do Fabricante e verificar qual a quilometragem indicada para revisão do sistema de freio. No entanto, é indicado realizar a manutenção preventiva a cada 10 mil km. É claro que isso pode variar também dependendo muito da maneira como você dirige. Mas fique atento e não deixe de fazer a revisão quando o carro estiver com 30 mil km ou mais.

Ruídos e barulhos estranhos!

A melhor maneira de conhecer seu carro é treinando os ouvidos. Ruídos e barulhos estranhos podem ser indicativos de inúmeros problemas no veículo. Por isso, em toda freada brusca, fique atento caso ouça algum ruído metálico. Isso pode indicar que você precisa trocar as pastilhas, que podem já estar desgastadas.

Existe algum tipo de indicador de desgaste das pastilhas?

Sim! Carros mais novos, como o Novo Jetta e o Passat possuem um indicador de desgaste de pastilhas. Ele informa ao motorista quando é hora de trocá-las. Só que existe um “porém”: não são todos os carros que possuem essa tecnologia. Portanto, é importante fazer a revisão e a manutenção preventiva em um mecânico de sua confiança. Faça isso o quanto antes para sua segurança e para economia no bolso.