Kit teste de metanol - Royal FIC

Kit teste de metanol

06 junho de 2017

A Royal FIC se preocupa sempre em manter a melhor qualidade de seus combustíveis. Por isso, realiza constantemente uma análise detalhada e rígida de seus produtos, entre eles o metanol, tema deste artigo.

O que é o metanol?

É um composto químico similar ao etanol, porém não é reconhecido como combustível pela ANP, e é extremamente tóxico. O metanol é adicionado ao etanol e à gasolina, possui as mesmas características físicas do etanol e, por isso, não é fácil de ser detectado nas avaliações realizadas nos postos (por densidade). Ou seja, o metanol é adicionado ao combustível para “baratear” o custo para o posto.

Quais as consequências da adulteração ao consumidor?

Essa adulteração lesa o consumidor não somente por representar um maior risco para a saúde, uma vez que o metanol possui toxicidade mais elevada que o etanol, mas também pelo maior consumo de combustível decorrente do menor poder calorífico do metanol (aproximadamente 40% menor do que o valor referente ao etanol). Uma das dificuldades em detectar a fraude é a semelhança do metanol e do etanol, sendo praticamente impossível identificar uma mistura de ambos por meio da análise de densidade, que é usualmente utilizada em postos de combustíveis.

Para gasolina A e C, a quantidade máxima permitida de metanol é de 0,5%, de acordo com a Resolução ANP Nº 40, de 25/10/2013 – DOU 28/10/2013 –, republicada no DOU 30/10/2013. 

E como fazer para evitar a adulteração?

Para evitar esse tipo de adulteração, foi criado um kit que realiza o teste para identificar a possível presença de metanol, tanto na gasolina quanto no etanol. Esse kit é composto por materiais técnicos (pipetadores, tubos de ensaio) e reagentes químicos que atuam como identificadores colorimétricos. Isso significa que, na presença de metanol, a cor da amostra será alterada, inclusive na sua tonalidade, de acordo com a concentração presente. A principal vantagem desse kit é a detecção rápida e qualitativa da presença do metanol.

Kit de teste de metanol: a Royal FIC se antecipou

Recentemente, a Royal FIC adquiriu um kit de teste de metanol para gasolina e álcool. Essa análise ainda não é obrigatória por lei, mas tal fato não deve demorar muito a ocorrer, visto que a ANP já faz uso do kit nas fiscalizações. Isso motivou a Royal FIC a adiantar o processo.

A utilização do kit visa aumentar o controle de qualidade dos produtos adquiridos dos fornecedores, levando também em consideração a demora do laudo técnico por laboratório externo, que pode chegar a até 2 ou 3 dias, o que pode gerar consequências como multas às unidades, autuações e até mesmo o lacramento dos tanques.

Com a compra do kit, a Royal FIC agrega ainda mais confiança a seu produto e serviço e fortalece a forma transparente pela qual atua no mercado.

Fonte: ANP/Globo