Fim de ano: quais itens é preciso checar antes de pegar a estrada? - Royal FIC

Fim de ano: quais itens é preciso checar antes de pegar a estrada?

13 dezembro de 2019

Enfim, chegou o fim de ano! Momento de curtir as festas com a família e depois pegar a estrada para passear nas férias! Porém, para viajar não basta só reservar o hotel e fazer o roteiro de passeios. Você já verificou se o seu carro está em boas condições? Imagine você indo para aquela praia paradisíaca e o motor resolve pifar! Sem contar que, com pneus danificados, por exemplo, você poderá colocar em risco a sua vida e a de quem estiver com você. Por isso, não deixe de fazer uma check list! Talvez você nem gaste tanto dinheiro para isso e evite um prejuízo ainda maior no bolso. Quer saber quais itens é preciso checar, antes de cair na estrada? Bora lá!

1) Pneus

Entre os principais itens que é preciso checar, como já dissemos, é essencial para a segurança de todos no carro que os pneus estejam em bom estado. E um detalhe: o estepe também tem de estar 100%. Na checagem dos pneus, verifique se há uma ou mais bolhas e, se houver, troque imediatamente a unidade. Bolhas são sinais de um dano na carcaça, podendo provocar uma explosão, principalmente na estrada, onde o pneu pode ter elevada sua pressão interna, devido ao aumento da temperatura. Atente-se também ao estado dos sulcos da banda de rodagem. De acordo com a Resolução 558/80 do Código Nacional de Trânsito, os sulcos devem ter, no mínimo, 1,6 mm de profundidade. É pouco se comparado a um pneu novo, com 8 mm, em média. Os sulcos dos pneus são pequenos canais esculpidos na banda de rodagem e, em caso de chuva, previnem a temida aquaplanagem. Por fim, preste atenção à pressão de todos os pneus, que depende muito do número de passageiros do carro e da quantidade de bagagem que você levar.

2) Óleo

Ninguém quer ver o motor do carro fundir durante a viagem, não é? Para que isso não aconteça, não deixe de verificar o óleo. Essa é uma atividade mais simples do que você pensa. Basta verificar o óleo quando o motor estiver quente, localizar a vareta, retirá-la e checar o nível. Se o líquido estiver abaixo do nível indicado, seu carro vai precisar de uma troca de óleo. Se isso acontecer, peça também para que o mecânico verifique se não há vazamentos. E só um detalhe: preste atenção na cor e na consistência. O óleo deve ser claro e fluido e jamais preto e gelatinoso.

3) Rodas

Pegar a estrada significa que você vai ter que rodar com velocidades mais altas do que na cidade, certo? E é justamente em altas velocidades que problemas com alinhamento e suspensão aparecem. Por isso, rode um pouco com o carro na rodovia antes da viagem de férias e verifique se há vibrações no volante (quando a roda está desbalanceada) ou se a direção está desalinhada (quando o carro puxa somente para um lado). Se isso ocorrer, leve o carro ao mecânico para uma revisão.

4) Itens de emergência

Não se esqueça de conferir se todos os itens de emergência estão em perfeito estado, como: triângulo, macaco, chave de roda, estepe e, principalmente, o extintor. Este precisa estar dentro do prazo de validade, ok?

5) Água do radiador

O radiador é responsável por manter o motor frio e, por isso, precisa ter água pra funcionar corretamente. Cuidado ao verificar isso! É preciso desligar o carro e aguardar um tempo para que a tampa do reservatório esfrie um pouco. Após abrir a tampa, verifique o nível de água e complete, se ele estiver baixo.

6) Luzes

Não se esqueça de verificar como está a iluminação do carro. Principalmente se você for viajar à noite. Por isso, verifique tudo: faróis, lanternas, luzes de freio, luz de ré e setas. Se alguma luz estiver queimada, não arrisque e troque o que for preciso antes de passear.

Se a viagem for muito longa, o mais recomendado é levar o carro para uma revisão geral no mecânico. Ainda mais se fizer algum tempo que você não pega estrada! Ok?