Existe gasolina pura no Brasil? - Royal FIC

Existe gasolina pura no Brasil?

13 abril de 2018

Para ser bem direto, não existe gasolina pura no Brasil. A gasolina refinada é resultado de um processo que começa com a extração dos elementos do petróleo bruto, que ao ser submetido a altas temperaturas dá origem, ainda, a outros produtos, como o óleo diesel, o querosene e o gás. A gasolina é uma mistura complexa de hidrocarbonetos, obtida após processos químicos, que combinam algumas substâncias também extraídas do petróleo, para determinar o nível da octanagem, por exemplo, e retiram outras, consideradas perigosas para o meio ambiente, como o enxofre.

Uma outra questão é que no país não é permitida a comercialização de gasolina 100% pura. Por determinação da Agência Nacional do Petróleo (ANP), outro combustível, esse de origem vegetal, o etanol, é adicionado à mistura na proporção de 27% da composição final. Além do aspecto ambiental - a adição do álcool à gasolina reduz a emissão de carbonos -, a medida também tem viés econômico, uma vez que diversifica a nossa matriz energética e também impulsiona o agronegócio. Não podemos esquecer que o Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo.

Vale ressaltar que mais de 60 países já adotam a mistura obrigatória de biocombustível em derivados de petróleo, como gasolina ou diesel. Só na América Latina, 13 países utilizam o etanol como complemento da gasolina. E pode ficar tranquilo, porque os motores são fabricados para terem um bom rendimento em combustíveis com esta característica.

Essa é a gasolina que a Royal FIC entrega aos seus clientes, com a mistura de 27% de etanol, conforme a determinação legal, e distribuída aos postos de diversas regiões do país após um rígido controle de qualidade. Todos os produtos são analisados no recebimento e as amostras são enviadas para laboratórios próprios e terceirizados, para a emissão dos boletins de conformidade em atendimento ao regulamento técnico da ANP.

A Royal FIC garante a integridade e qualidade do produto até a sua chegada ao posto, disponibilizando, inclusive, testes em laboratório móvel, o Lab FIC. Levar combustível de qualidade para o Brasil é o que move a Royal FIC, distribuidora que tem sede em Campinas e, há 21 anos, percorre o caminho da excelência nos processos, com rapidez na prestação de serviços.

Confira, abaixo, os nossos produtos. E pode confiar, porque a nossa gasolina é pura qualidade!

Diesel S10

- Diminui a formação de depósitos no motor, reduz agentes contaminantes nos lubrificantes e melhora a partida a frio. Para o meio ambiente, diminui a emissão de material particulado e de fumaça branca, devido à redução de enxofre em sua composição.

Diesel S500

- É utilizado em veículos a diesel, fabricados antes de 2012, com motores de combustão interna e ignição por compressão, como furgões, vans, ônibus e caminhões e não possui nenhum aditivo.

Gasolina comum

- Menor desgaste do motor e vida útil mais longa do lubrificante, mantendo a eficiência energética do motor.
Gasolina aditivada
- Melhor desempenho do motor; menor desgaste de peças e baixa emissão de gases poluentes, preservando o meio ambiente.

Etanol

- Combustível obtido a partir da fermentação da cana-de-açúcar, o etanol ajuda na redução do gás carbônico. O tempo de preservação do etanol no tanque combustível, sem perder suas características, vai depender das condições de armazenagem e temperatura.