É verdade que no inverno o consumo do combustível aumenta? - Royal FIC

É verdade que no inverno o consumo do combustível aumenta?

21 junho de 2019

Sim, é verdade! O consumo de combustível aumenta em dias mais frios! Mas isso tem uma explicação! Os carros são movidos com motor a combustão, certo? E motores assim só funcionam quando ocorre a mistura de ar e combustível. O que ocorre é que, em dias mais frios, o ar fica bem mais denso, ou seja, há uma quantidade maior de moléculas no mesmo espaço. Com o ar mais denso, o carro vai demandar mais injeção de gasolina para que haja combustão. A esse processo dá-se o nome técnico de mistura estequiométrica. Em números, são necessários 14,6 gramas de ar para 1 grama de combustível para que a mistura aconteça.

Frio demais influencia também o arrasto aerodinâmico!

O ar mais denso, típico de dias mais frios, influencia também o que é chamado de arrasto aerodinâmico. Esse “nomão” feio nada mais é do que a força que se opõe ao deslocamento do veículo por meio da atmosfera. Resumindo, quanto maior o arrasto, maior vai ser a força necessária para que o carro alcance uma velocidade mais alta e se desloque. Ou seja, quanto mais a temperatura cai e o ar fica mais denso, mais difícil será o deslocamento do carro para tentar “furar” esse ar “pesadão”. Como o carro vai precisar de mais força, consequentemente vai exigir mais combustível. O que ocorre também em dias mais frios é que a máquina demora mais para entrar na temperatura de trabalho. Com isso, aumenta-se o atrito, gerando-se mais desgaste ao motor e, por consequência, maior consumo de combustível.

Pressão dos pneus!

Outro fator que explica o aumento do consumo de combustível é a pressão dos pneus, que, em dias mais frios, tende a cair 1% a cada 6 graus Celsius, o que aumenta o atrito de rolamento.