É difícil obter uma CNH Digital? Saiba como fazer! - Royal FIC

e-dificil-obter-uma-cnh-digital-saiba-como-fazer

É difícil obter uma CNH Digital? Saiba como fazer!

19 abril de 2019

Em tempos de modernidade, ainda chegará um dia em que todos os nossos documentos ficarão disponíveis nos celulares, na palma de nossa mão. Essa revolução digital já começou, e agora você não terá mais desculpas, quando for parado em uma blitz e solicitarem a sua Carteira de Motorista. Isso porque, desde fevereiro de 2018, o Detran disponibilizou a CNH Digital, que pode ser emitida e armazenada em seu celular, por meio de um aplicativo. Adquirido nas lojas Play Store e Apple Store, o app foi desenvolvido pelo Ministério das Cidades, pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Como a CNH Digital funciona?

Ter a CNH na palma da mão nunca foi tão fácil. Porém, alguns procedimentos precisam ser feitos! O primeiro deles é saber se sua CNH tem um QR Code, tecnologia que começou a ser disponibilizada nos documentos em maio de 2017. Após isso, basta baixar o aplicativo grátis, fazer o cadastro no Portal de Serviços do Denatran com certificado digital (e-CPF) e depois fazer a leitura do código e a verificação biométrica, para só assim concluir a emissão digital. Dessa maneira, a sua nova versão digital poderá ser apresentada tendo os mesmos efeitos jurídicos de validação. E há outro benefício: caso o motorista esqueça a carteira física em casa, a multa não será mais aplicada, desde que apresente a versão digital.

Novo documento ainda não “pegou”!

Apesar das facilidades e do adeus às burocracias, o processo de emissão de CNH Digital ainda engatinha. Segundo dados do Denatran, até julho de 2018 apenas 0,4% dos condutores haviam retirado a CNH Digital em todo o Brasil. Os obstáculos encontrados são a desinformação da população, a burocracia para emissão, a falta de segurança e até cobranças discutíveis, feitas por Departamentos de Trânsito de alguns estados brasileiros.

Outro motivo que tem travado a transição é a necessidade de o motorista apresentar a versão impressa da CNH com emissão a partir de maio de 2017.

Quer tirar sua CNH Digital? Então, siga o passo a passo:

1) Verifique antes se sua CNH possui QR Code – os documentos com essa tecnologia foram emitidos a partir de maio de 2017. Caso você não tenha esse QR Code, será necessário pedir a 2ª via no Detran;

2) Com o certificado digital em mãos (e-CPF), faça o cadastro no portal de serviços do Denatran;

3) Valide seu cadastro e atualize os dados no Detran;

4) Após atualizar o cadastro no Detran, gere um código de ativação no site do Denatran;

5) Baixe o aplicativo e insira o código de ativação;

6) Você terá que criar uma senha de 4 dígitos, que será solicitada quando você quiser acessar o documento.