Dúvidas sobre gestão de estoque na loja de conveniência? Saiba de cinco dicas! - Royal FIC

Dúvidas sobre gestão de estoque na loja de conveniência? Saiba de cinco dicas!

02 dezembro de 2019

Uma das tarefas essenciais em uma loja de conveniência é controlar o estoque de produtos. É mesmo uma atividade complexa. Isso porque o gestor não pode deixar as prateleiras vazias nem ficar com produtos sobrando. Na verdade, se você seguir quase a mesma lógica que utiliza em casa, vai ter bons resultados. Por isso, procure fazer a compra maior uma ou duas vezes por mês, com todos os itens. No entanto, é bom se atentar aos itens de alto giro, como bebidas, cigarros e alimentos que ficam na estufa – estes, sim, devem ser adquiridos semanalmente. E mais: preste atenção nas compras em grande volume. Elas só são vantajosas por duas razões: quando o desconto for muito convidativo ou quando o prazo de pagamento for estendido a ponto de você conseguir girar o produto antes de saldá-lo. Estas são só algumas das dicas pra ter um estoque redondinho em sua loja! Quer saber mais sobre isso? Seguem, então, cinco dicas pra você anotar aí!

1) Você sabe o que é o PEPS?

PEPS quer dizer “Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair”. É uma das metodologias mais eficientes de controle de estoque. Com ela, os gestores garantem que os primeiros produtos a dar entrada no estoque serão os primeiros a ganhar as prateleiras. A prática evita perdas e deixará as prateleiras sempre cheias na loja de conveniência.

2) Não deixe de registrar os produtos!

Não há como você controlar a entrada e a saída de produtos sem antes cadastrá-los, não é? Por isso, antes de colocar qualquer item nas prateleiras, faça um levantamento e colete todas as informações e detalhes para cadastro e controle.

Esse cadastro pode ser feito com duas ferramentas distintas: uma planilha do Excel ou um sistema de controle de estoque. A segunda opção é mais recomendada devido a praticidade e confiabilidade. Mas isso não impede você de usar o Excel, caso já esteja familiarizado com o software.

3) Faça check lists organizadas!

Para agilizar os processos de compra e detectar se há falta de produtos na loja de conveniência, é importante que você faça periodicamente uma check list bem organizada. Dessa maneira, você saberá exatamente se algum produto está sobrando ou se precisa ser adquirido.

4) Elabore processos internos!

Como em toda empresa, é preciso que você elabore processos internos de trabalho. Monte fluxogramas e descreva um passo a passo de como devem ser a reposição dos itens, a verificação do estoque, os pedidos de compra, etc. Todos esses processos devem ser registrados e demonstrados a todos os funcionários. Com as tarefas padronizadas, você fará com que todos trabalhem na mesma sintonia podendo ter melhores resultados nas vendas e no controle do estoque.

5) Engaje sua equipe!

Colocar em prática todas as ações descritas acima não será suficiente. Você terá que engajar toda a equipe e pedir sua colaboração para que se envolva com modificações e aperfeiçoamento de processos.