Diesel S10 e S500! Confira as cinco principais diferenças! - Royal FIC

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Diesel S10 e S500! Confira as cinco principais diferenças!

05 novembro de 2018

Se você pensa que o óleo diesel só é usado para caminhões e ônibus, está enganado. Considerado um dos combustíveis mais utilizados no Brasil, ele também se aplica a máquinas agrícolas, veículos marítimos, ferroviários e serve até para gerar energia elétrica. Para quem não sabe o que é óleo diesel, vamos à explicação técnica!

O óleo diesel é um derivado do petróleo, composto por hidrocarbonetos com cadeias de 8 a 16 carbonos e também, em menor quantidade, por nitrogênio, enxofre e oxigênio. Difícil, né? Mas vamos ao que importa.

Quais são os principais tipos e aplicações?

Talvez o tipo menos conhecido seja o S1800, que é para uso não rodoviário e utilizado para mineração a céu aberto, para movimentar ferrovias e geração elétrica. Existem também os tipos DMA e DMB, que são usados pelo transporte marítimo. É claro que existem outros inúmeros tipos, porém neste post iremos tratar do S500 e do S10, os mais comercializados e mais fáceis de encontrar nos postos de combustíveis.

Quer conhecer mais sobre eles e conferir as cinco principais diferenças? Então, vamos lá!

1) Qual é o menos poluente?

O Diesel S500 possui maior grau de enxofre do que o Diesel S10. Enquanto o primeiro carrega 500 partículas de enxofre por milhão, o segundo possui 10 partículas por milhão. Ou seja, o S500 é bem mais poluente do que o S10. Por isso, o S500 não pode ser utilizado em veículos produzidos depois de 2012, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Os veículos mais novos estão com os motores otimizados e preparados para receber o S10, que, além de ter uma fórmula mais eficiente, é bem menos poluente.

2) Coloração

O Diesel S500, que antes possuía cor amarelada, passou a ser comercializado com a cor vermelha e ganhou um corante exigido pela resolução da ANP nº 65/2011. A medida foi necessária para coibir fraudes e a venda de S500 como se fosse S10 ou S50, que têm cor amarela.

3) Qual tipo proporciona melhor desempenho?

O óleo diesel que possui maior número de cetano em sua fórmula tem mais qualidade na ignição e melhor combustão. Enquanto o índice de cetano do óleo S500 é 42, o do S10 é 48. Com isso, veículos abastecidos com S10 têm melhor desempenho.

4) Durabilidade do motor

Quer que seu motor dure mais? Então, utilize o diesel S10, pois ele possui menor quantidade de enxofre. A regra é: quanto menos enxofre, menor será a corrosão das peças do motor.

5) Sedimentos no tanque

O diesel S10, por possuir mais hidrogênio do que o S500, tem mais capacidade solvente e, por consequência, elimina os sedimentos de sujeira, acumulados no tanque e em todo o sistema do combustível – bomba de gasolina e filtro.