COVID-19: Álcool serve para limpar o interior do carro? - Royal FIC

covid-19

COVID-19: Álcool serve para limpar o interior do carro?

09 abril de 2020

Em tempos da pandemia do COVID-19, tornou-se um hábito diário não só a higienização das mãos com álcool em gel ou água com sabão, mas também a limpeza constante de superfícies sólidas. Infectologistas tem alertado para isso, pois o novo coronavírus pode ficar ativo por horas e até dias em celulares, computadores e em toda e qualquer superfície de aço, plástico ou outros materiais. Portanto, com o interior do nosso carro não poderia ser diferente. Ele é quase nossa segunda casa e por mais que fiquemos em casa, por conta da quarentena, ainda o usamos pra ir ao mercado ou em casos de urgência. No entanto, pairam várias dúvidas! Quais produtos devo utilizar para não danificar o painel, os bancos e que ao mesmo tempo mate o vírus. O álcool líquido ou em gel servem? Quer saber mais sobre isso? Então, bora lá conferir nossas dicas!

Qual produto devo usar? Álcool líquido ou em gel?

O interior do carro combina materiais bem distintos um do outro, o que inclui itens eletrônicos. Por isso, sempre dá aquele “medinho” de passar álcool e danificar as peças. Mas fique tranquilo! Pode passar sim! Só que tem que ser com o álcool isopropílico (líquido), pois ele não danifica os plásticos, borracha do painel ou volante e é capaz de matar o vírus. Mas tem de ser o álcool 70% e não pode ser em gel. Isso porque ele tem uma formulação com características mais pegajosas e deixa resíduos onde é aplicado, deixando a superfície até mais suja. O álcool em gel costuma ser mais recomendado para higienização das mãos e do corpo e não de objetos.

Como devo limpar os bancos?

Já para a limpeza de bancos e carpetes você pode economizar o álcool. Esses itens podem ser higienizados com spray com alvejantes ou amoníaco. Só que tem um detalhe: na hora de limpar, aplique o produto e em seguida remova-o com um pano seco. Caso contrário, os vírus e bactérias poderão ficar nas superfícies. Se achar muito complicado, aplique uma solução simples de água e sabão. E pronto tudo resolvido. A maneira de aplicar é a mesma do spray, certo?

Prevenção aos passageiros

Antes de transportar alguém no carro, peça gentilmente para que higienize as mãos com álcool em gel. Para isso, deixe sempre um frasco em local de fácil de acesso. E peça para que a pessoa utilize um lenço ao tossir ou espirrar e depois jogue-o no lixo sem tocá-lo. Mas atenção: não se esqueça que o álcool é um produto inflamável. Procure deixá-lo em um local que não seja exposto ao sol. Ok?

Lixeiras

Não deixe de esvaziar as lixeiras do carro, diariamente. Ainda mais se estiverem cheias de lenços com secreções.

Tome cuidado com itens eletrônicos!

Para limpar itens eletrônicos ou telas táteis, opte pelo álcool isopropílico 70%, que é mais puro e não traz água na sua composição. Este tipo de produto é para passar em botões do painel de instrumentos, inclusive naqueles com tela digital.

Quando devo higienizar?

Em tempos de quarentena e pandemia, aproveita o tempo em que você está em casa e procure fazer a limpeza em intervalos menores de tempo. Torne essas medidas de higiene básicas um hábito a ser repetido pelo menos duas vezes por semana. Assim você estará evitando a proliferação do COVID-19 e protegendo a sua saúde, da sua família, amigos e de todos as pessoas que andam no seu carro.





×

Olá, bem vindo(a) à Royal FIC. Como podemos te ajudar?

Clique e fale conosco via whats app

× Como posso te ajudar?