Conhece as principais diferenças entre diesel e biodiesel? Saiba mais! - Royal FIC

conhece-as-principais-diferencas-entre-diesel-e-biodiesel-saiba-mais

Conhece as principais diferenças entre diesel e biodiesel? Saiba mais!

01 fevereiro de 2019

Que o diesel é um combustível muito mais poluente que o biodiesel, todos já sabem! Mas, qual a explicação para isso? Você sabia que as diferenças entre os dois vão muito além disso? Pois então, vamos lá!

Apesar de os dois combustíveis terem as mesmas aplicações (ambos são usados para motores de caminhões, tratores, veículos a diesel, etc.) e possuírem o carbono na composição química, eles provêm de matérias-primas completamente diferentes.

O diesel, por exemplo, é concebido por meio da destilação do petróleo líquido a uma temperatura entre 200°C e 350°C à pressão atmosférica. Essa característica é que faz com que o diesel seja mais poluente, porque durante sua queima são despejados na atmosfera uma série de gases que contribuem para o aumento do efeito estufa, como monóxido de carbono, óxido de nitrogênio e enxofre.

Já o biodiesel é obtido a partir de diferentes espécies de vegetais, como soja, algodão e dendê. Por ser obtido por fontes que não são combustíveis fósseis, degrada menos o meio ambiente e tem uma queima mais limpa e não tão poluente, pois emite uma quantidade bem menor de hidrocarbonetos e monóxido de carbono.

Mas, o biodiesel é mesmo mais sustentável?

Essa pergunta é bem complicada e traz uma polêmica. Como o biodiesel é produzido a partir de culturas intensivas, há a liberação de um gás nocivo e que aumenta o efeito estufa: o óxido de azoto. Outra questão controversa é a necessidade de cada vez mais terras para o cultivo das principais fontes para a produção de biodiesel. Isso leva ao forte desflorestamento, cuja consequência é a diminuição da absorção do gás carbônico.

Além disso, outra desvantagem é o alto consumo de água para o cultivo dos vegetais para a produção do biodiesel, assim como a perda da diversidade biológica. Mesmo assim, a principal vantagem apontada é que a produção de biodiesel, por utilizar a soja, irá alavancar o agronegócio e a agricultura familiar.

Armazenamento e vida longa ao motor!

Em virtude do alto ponto de fulgor, o armazenamento do biodiesel é considerado mais seguro. Para se ter uma ideia, é preciso que o biodiesel esteja a 150 graus para explodir. Outra vantagem do biodiesel em relação ao diesel é que ele pode prolongar a vida útil do motor.

Posso encontrar biodiesel 100% no Brasil?

Diferente do diesel, ainda não é possível encontrar o B100 (biodiesel 100%) em postos de combustíveis. No entanto, pode ser encontrado misturado a gasolina, diesel e etanol em uma quantidade permitida de 10%, segundo a última resolução da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Gostou dos esclarecimentos? Quer saber mais sobre diesel e seus tipos e aplicações? Então clique aqui!