Como combater incêndio em poço de petróleo - Royal FIC

como-combater-incendio-em-pocos-de-petroleo

Como combater incêndio em poço de petróleo

17 março de 2017

Sempre que ocorre um incêndio em poço de petróleo o mundo fica em alerta. Graças à tecnologia e à ação do homem os incêndios que ocorreram pelo mundo foram controlados. Neste artigo iremos explicar quais são os métodos que existem para apagar as chamas em um poço de petróleo.

Primeiramente, devemos esclarecer como o ocorre este tipo de acidente. O incêndio é a junção de quatro elementos:

Combustível: Material que queima alimentando a combustão, propagando o fogo;

Calor: Energia que eleva a temperatura de um material, gerada por um processo físico ou químico.

Comburente: Elemento que permite a combustão. Normalmente é o oxigênio.

Reação em cadeia: Ocorre quando o fogo se auto alimenta, mantendo o processo de combustão.

Para extinguir o fogo, você deve eliminar pelo menos um destes elementos.

O método mais utilizado para combater o incêndio é provocar uma explosão no poço em chamas. Ao criar uma explosão no poço de petróleo, interrompe-se momentaneamente o contato dos gases e líquidos com o oxigênio. Sendo o oxigênio um comburente que mantém o fogo intenso, no momento em que ocorre esta interrupção, bloqueia-se a passagem de ar, o oxigênio é consumido e o fogo se apaga.

Em seguida é preciso impedir que o fogo volte a se alastrar. Para isso é necessário retirar todo o combustível do poço, bem como impedir nova entrada de ar. Para evitar a entrada do ar utiliza-se uma espuma de resfriamento, que se solidifica ao entrar em contato com o ar.

Este método é extremamente controlado e muito seguro. Para isto é preciso ser executado por um grupo de profissionais técnicos.

Outro método utilizado para combater incêndio em poço de petróleo é criar uma lagoa ao redor do poço. Para isso, primeiramente, deve-se cavar uma lagoa ao redor e, depois, enchê-la de água. Este método isola a base do fogo com uma espécie de cone, colocado no cano do poço de petróleo. Este procedimento evita que as chamas lançadas tenham contato com a base do poço e realimente o incêndio.

Fonte: UOL