Combustível de qualidade se transporta assim - Royal FIC

combustivel-de-qualidade-se-transporta-assim

Combustível de qualidade se transporta assim

04 maio de 2018

Transporte de combustível exige treinamento e cuidados especiais

A gasolina, o etanol e o óleo diesel são líquidos inflamáveis e, por isso, são considerados cargas perigosas que devem ser transportadas por motoristas capacitados, tanto para o correto carregamento nas bases de distribuição como para a descarga adequada nos postos de combustível.

O decreto nº 96.044 estabelece o Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos, detalhando condições do veículo, acondicionamento da carga, itinerário, estacionamento, treinamento do motorista, documentação e procedimentos que devem ser adotados em casos de emergência.

Garantir a integridade dos motoristas e da carga é um processo que deve começar no planejamento do transporte. A empresa distribuidora de combustível precisa ter uma política interna que defina as diretrizes básicas para evitar possíveis situações de risco.

Na Royal FIC, por exemplo, além do treinamento periódico, foi criado um Manual do Motorista, importante instrumento de trabalho que visa à padronização dos serviços de transporte de combustível e ao envolvimento dos colaboradores com a condução e o manuseio dos produtos.

O Manual, lançado em maio em todas as bases da empresa, traz o passo a passo dos procedimentos de carga e descarga, ressalta a importância do uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e orienta sobre os cuidados que devem ser tomados no manuseio dos produtos, além de oferecer dicas sobre a prevenção de acidentes.

Garantir a segurança do início ao fim do processo é uma preocupação constante da Royal FIC, distribuidora que há mais de duas décadas leva combustível de qualidade a várias regiões do Brasil. Para isso, mantém uma rede eficiente de comunicação com os motoristas e orienta-os sobre como proceder em caso de acidentes, assaltos ou outras situações de risco.

Todo motorista que transporta carga perigosa deve estar ciente da sua responsabilidade, da documentação que precisa portar e saber exatamente a quem recorrer e como agir para resolver, da forma mais rápida, eficiente e segura possível, cada tipo problema que possa surgir.

Tudo isso para garantir um trajeto seguro do combustível, da refinaria até os postos, fazendas e empresas, sem qualquer dano às pessoas ou ao meio ambiente.

Royal FIC, há 20 anos percorrendo um caminho de excelência e levando combustível de qualidade aos mais diversos negócios do Brasil.