10 dicas para economizar combustível - Royal FIC

10-dicas-para-economizar-combustivel

10 dicas para economizar combustível

20 julho de 2018

Reduzir o consumo de combustível é uma medida que traz dois grandes benefícios: primeiro, ao meio ambiente, uma vez que o automóvel é um dos maiores emissores de gás carbônico do planeta; o outro, ao nosso bolso, afinal, sempre é bom economizar, ainda mais em tempos de crise.

Algumas mudanças de atitude ao volante e certos cuidados com a manutenção podem fazer com que o seu carro “beba” menos, reduzindo o consumo no final do mês. Confira:

1 - Tire o pé do acelerador

Manter uma velocidade constante, abaixo dos 80 km/h, sem arrancadas bruscas, pode significar uma economia de até 20%. Evite, ainda, acelerar durante a troca de marchas enquanto aciona a embreagem. Pise com carinho no acelerador, afinal você não é piloto de teste.

2 - Calibre os pneus com frequência

Pneus murchos têm impacto direto no gasto de combustível. Para você ter uma ideia, 5 libras a menos podem significar 15% a mais de consumo. Isso ocorre porque o motor precisa fazer um esforço maior para mover o veículo quando os pneus estão baixos, já que o atrito com o solo é maior. O ideal é calibrá-los a cada 15 dias, sempre com os pneus frios!

3 - Circule com as rodas alinhadas

A lógica aqui é a mesma. Se as rodas estiverem desalinhadas, ocorrerá um desgaste nos pneus que não vão rodar direito, sendo também arrastados pelo carro. Resultado: será necessário mais esforço para movimentá-lo e maior gasto de combustível. Fique esperto!

4 - Mantenha as janelas fechadas

Além do risco de assalto, deixar as janelas abertas aumenta o consumo por causa da questão da aerodinâmica, principalmente na estrada, quando a velocidade é maior. É como se o vento “segurasse” o carro, que terá que fazer um esforço extra para atingir a velocidade desejada. Maior esforço, mais queima de combustível.

5 - Evite congestionamentos

É uma tarefa difícil, principalmente nas grandes cidades, mas se puder planejar o itinerário e fugir dos congestionamentos, melhor. Mesmo que você tenha que fazer um percurso mais longo, porque o "anda e para" aumenta o número de acelerações, o que faz com que o carro acabe “bebendo” mais combustível. Fica a dica!

6 - Carro não é armário ambulante

Sobrecarregar o veículo com peso desnecessário aumenta o consumo. Dê uma geral no carro e retire todo tipo de tralha do seu interior. Cada 50 kg a menos podem significar até 2% de economia. Só não vale retirar os itens obrigatórios, como extintor, macaco e triângulo, afinal, nunca se sabe quando vamos precisar deles!

7 - Troque o filtro de ar com frequência

Quando o filtro de ar fica sujo, ele provoca acúmulo de sujeira no motor, fazendo com que esta interfira na mistura de ar e combustível na câmara de combustão. Isso faz com que o propulsor precise fazer uma força extra para aspirar o ar, elevando o consumo de combustível. O ideal é realizar a troca a cada 10 mil km.

8 - Desligue todos os acessórios

Antes de dar a partida no veículo, certifique-se de que todos os acessórios que consomem energia estão desligados. Desse modo, você reduz a carga exigida do motor. Isso vale para ar-condicionado, desembaçadores e faróis, além dos consoles de TV, no caso dos veículos maiores, como minivans e utilitários (SUVs).

9 - Atenção à troca de marchas

Monitore o conta-giros e tente trocar a marcha antes de atingir 2.500 rpm. Quando o ponteiro chega nesse parâmetro, significa que é hora de subir a marcha. Carros de menor potência precisam de trocas mais rápidas. Já os motores maiores permitem uma esticada.

10 - Não ande na “banguela”

Risque da sua vida a prática de deixar o carro em ponto morto nas descidas. Ao contrário do que se pensa, andar na “banguela” aumenta o consumo de combustível. Isso porque a maioria dos carros tem injeção eletrônica. Ao descer uma serra ou ladeira engatado, o sistema percebe a desaceleração e fecha os bicos injetores. Já se estiver desengrenado, o módulo vai usar uma mistura com mais combustível. Sem falar que a prática sacrifica os freios e é proibida pelo Código Brasileiro de Trânsito.

Além de manter as revisões em dia, verifique sempre a procedência do combustível. Mesmo os postos chamados de bandeira branca são obrigados a informar na bomba a origem do produto.

Há 20 anos a Royal FIC percorre o Brasil levando combustível de qualidade. Atualmente, a distribuidora comercializa cinco produtos: Diesel S500 e S1, Gasolina comum e aditivada e Etanol.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





×

Olá, bem vindo(a) à Royal FIC. Como podemos te ajudar?

Clique e fale conosco via whats app

× Como posso te ajudar?